TCE-RS divulga resultado do estudo sobre Pontes, Viadutos, Passarelas e Túneis dos Municípios

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA), apresentou o diagnóstico sobre a manutenção de pontes,

GEDSC DIGITAL CAMERA
   Ponte da Av. Borges de Medeiros

passarelas, viadutos e túneis (obras de arte especiais) nos municípios. O estudo foi realizado através de questionário respondido pelos Municípios. Em Santa Rosa, o questionário foi respondido ao TCE-RS pela Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos por intermédio da Unidade Central de Controle Interno.

A análise, no primeiro momento, fez um levantamento da qualidade das obras, qual sua localização exata, se há a adequada manutenção e se há engenheiros como responsáveis técnicos. O presidente do TCE-RS, Cezar Miola, ressaltou que não foi detectada situação de risco iminente e que se a fiscalização tivesse constatado alguma situação de risco, teriam alertado. E concluiu afirmando que “nesse primeiro momento, a preocupação foi a de fazer o cadastro geral”.

Santa Rosa precisa avançar muito em termos de qualificação e implantação de programas de gerenciamento da manutenção das pontes do Município, porém, de acordo com o estudo, essa é uma realidade na grande maioria dos municípios do Estado.

Confira o estudo clicando aqui: [relatorio_Pontes e Viadutos]

Com o objetivo de contribuir para a qualificação ou implantação de programas de gerenciamento da manutenção de pontes, viadutos, passarelas e túneis sob responsabilidade dos Municípios gaúchos o TCE-RS disponibilizou uma cartilha, acesse aqui a Cartilha ,  contendo informações básicas sobre o tema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *