Questionário sobre Governança Pública do Tribunal de Contas da União

Dia 29/10/2014 a Unidade Central de Controle Interno entregou eletronicamente, dentro do prazo estabelecido, as respostas ao Questionário sobre Governança Pública elaborado pelo Tribunal de Contas da União. Para obter as respostas aos questionamentos a UCCI reuniu-se com a Sra. Lina Helena Michalski, Secretária de Administração e Governo, momento em que foram discutidos os assuntos abordados pela pesquisa. O extenso questionário abordou sobre liderança, planejamento, participantes, estratégia, processos e controle na gestão das aquisições; além de recursos humanos, competências, princípios, comportamentos, riscos, controle interno, relacionamento, auditoria interna, transparência e accountability (responsabilidade, controle e obrigação de prestar contas) na alta administração e no conselho ou colegiado superior. O questionário foi preenchido pela UCCI e enviado ao TCU eletronicamente em 29/10/14, dentro do prazo estabelecido.

Com o apoio dos Tribunais de Contas Estaduais o TCU busca obter e sistematizar informações sobre governança e gestão das aquisições nas organizações públicas das esferas Federal, Estadual e Municipal, e sobre governança pública em âmbito Nacional. De acordo com o TCU este trabalho é de caráter preventivo e orientativo e é executado desde 2007 na esfera Federal tendo contribuindo para a melhoria do desempenho das organizações públicas, efeito que se espera que ocorra também nas esferas Estadual e Municipal.

Posteriormente, o TCE-RS encaminhará relatório que permitirá comparar o desempenho do nosso município nas práticas de governança e gestão com a média do segmento de negócio em que está inserido e de toda a administração pública. Essas informações poderão ser aproveitadas no processo de planejamento da organização e na composição do relatório de gestão.