Integrantes da UCCI participam do Curso de Controle Interno Municipal do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

DSCN0084Com início dia 09 e término previsto para dia 27 deste mês, o curso, em formato EAD, foi disponibilizado a 100 controladores internos dos municípios do estado. De acordo com o TCE-RS, promotor do curso, ao final os participantes obterão conhecimentos aprofundados nas questões relativas o controle interno. Conceitos básicos de controle, a fundamentação legal e a fiscalização de contratos, entre outros, serão os assuntos abordados no decorrer da capacitação.

Os cursos EAD do TCE-RS são muito procurados pelos servidores, devido a relevância dos assuntos abordados; pela facilidade de realização no próprio local de trabalho, dispensando o deslocamento a Porto Alegre; por não despender recursos financeiros e por possibilitar a realização das atividades cotidianas em concomitância com o curso.

A capacitação está dividida em três módulos, cada módulo disponibiliza materiais sobre conteúdos específicos para serem lidos e após discutidos em fóruns com os demais participantes, esta participação será avaliada e somará pontos junto com os questionários avaliativos que devem ser respondidos até o final de cada semana.

O curso está tendo avaliação positiva por parte da equipe da UCCI, pois tem favorecido a troca de experiências práticas com outras prefeituras, que normalmente enfrentam problemas semelhantes.  No entanto, percebe-se que o nosso município está muito à frente quanto a regulamentação, estruturação e atuação da Unidade Central de Controle Interno, inclusive tendo sido citado como exemplo pelos auditores – professores do curso.