Em vista das atribuições previstas para a atuação da Unidade Central de Controle Interno (UCCI) esta seção realizou a análise do edital 01/2015 do Concurso Público da Fumssar, apontando alguns itens que devem ser alterados para a perfeita execução do certame. Os principais apontamentos se referem à correção do percentual de vagas destinadas a portadores de necessidades especiais, a possibilidade de aceitar recurso para o resultado parcial ou final de todas as provas que fazem parte do concurso, e foi sugerido que os pedidos de recurso sejam aceitos por outros meios além do presencial.
Em outra oportunidade o mesmo foi feito com o edital do Concurso da Câmara de Vereadores, quando cerca de um mês antes do cancelamento do concurso a UCCI já havia feito diversos apontamentos de forma administrativa, que, como não foram sanados provocaram o cancelamento pelo Ministério Público que indicou os mesmos problemas relatados pela UCCI.
A atuação da UCCI é prévia, concomitante e posterior e visa auxiliar a gestão e a tomada de decisões do executivo, legislativo e entidades da administração indireta. Atuando previamente com a indicação dos possíveis erros o Controle Interno procura evitar problemas futuros.